Crianças e Jovens em Risco
- perspetivar
- 2 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Nos últimos anos muito se tem falado de crianças e jovens em risco. Mas quem são na realidade estas crianças e estes jovens? Estas crianças encontram-se em risco ou em perigo? Quais as medidas preventivas e interventivas para lidar com esta população?
A Convenção sobre os Direitos da Criança, de 20 de Novembro de 1989 estabelece, no artigo 3º que “Em todas as medidas referentes às crianças, que sejam tomadas pelas instituições públicas ou privadas de proteção social, os tribunais, as autoridades administrativas ou os organismos legislativos, atender-se-á primordialmente ao superior interesse da criança”.
A legislação e os vários estudos produzidos ao longo das últimas décadas sobre esta população fornecem-nos um valioso auxílio, pois contribuem para identificar, reconhecer e diagnosticar situações de abuso. É com base nos mesmos que se tem vindo a organizar programas estruturados destinados à prevenção e intervenção destas crianças, jovens e respetivas famílias.
É nosso objetivo, enquanto profissionais diretamente envolvidos, aprofundar conhecimentos em matéria de infância e juventude, dotando a população de ferramentas que lhes permitam criar estratégias interventivas adequadas e concertadas às diversas situações. No entanto, torna-se importante referir que a intervenção deverá ser calculada tendo em conta a especificidade de cada criança/jovem e dos fatores mediadores.

Comments